OQUE É A BARCA?
Solange Valladão
texto e imagens
Achei que era uma boa hora de organizar o que faço e mostrar para as pessoas. Como são muitos meios de se apresentar e marcar presença nesta grande rede, resolvi fazer uma postagem falando um pouco mais sobre essas coisas, de um bloco só!
Pra começar, sob o nome A Barca, reúno o que gosto de fazer e mostrar do meu trabalho com arte, fotografia, textos, pesquisas, coisas que vou aprendendo e quero compartilhar, etc.
A Barca é também o nome do que se poderia chamar de meu atelier digital. É onde levo para o espaço virtual o que faço nos meios digitais e analógicos, que são por fim digitalizados para serem abarcados por esse mundo.
Antipostais, o blog, faz parte da Barca. É aqui onde publico textos sobre arte, fotografia, cidade, política. Pode ter outros assuntos, está em aberto. Publico também o processo de minhas pesquisas que reúne estes temas.
Barco de Papel é meu trabalho em desenho gráfico e em arte digital feita à mão, direto na tela. Agora trabalho com três séries: Casa e Ancestrais - com tema e traço específico - e Preto&branco, que tem um estilo próprio, sempre com fundo preto e é onde posso trabalhar qualquer série, me inspirando em trabalhos de xilogravura de artistas que admiro como Osvaldo Goeldi, Félix Valoton, Rubens Grilo, Marcello Grassmann.
A série Ancentrais é inspirada nas pessoas que trabalhavam de ganho, nos Cantos da Cidade de Salvador. O Canto, que se desenvolveu junto com a evolução urbana da cidade desdo o período colonial até depois da abolição da escravatura, era o lugar onde se concentravam as Ganhadeiras e os Ganhadores. Estes eram pessoas escravizadas ou libertas que prestavam serviços de insfraestrutura da cidade, como transposte de mercadorias e também vendiam vários tipo de produtos. Nesta série, os desenhos são vazados. As cores de fundo, são preto, branco, amarelo e verde, que para mim estabelecem um arelação com essa história. Os desenhos têm traços em vermelho ou preto. Escolho as cores de acordo com a expressão que quero dar a cada pessoa ou objeto que desenho.
Casa é a série onde a fonte de inspiração vem das situações comuns ou improváveis, reais ou imaginárias do cotidiano, sendo que a casa é o lugar que moro ou onde me senti em casa. É a série onde as cores fazem sua participação especial.
Banca do Basílio, é onde meu mascote empreendedor, o Basílio, vende suas coisas.
Nas imagens aqui segue uma mostra do meu trabalho na Barco de Papel